Segue o teu destino. Rega as tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.
Sexta-feira, 23 de Maio de 2008
Flores de Maracujá (Passifloraceae)

O seu uso principal, é na alimentação humana e pode ser  consumido tanto através de sumos, como doces ou gelados, mas são consumidos preferencialmente ao natural. Têm um sabor agradável e exótico de baixa acidez e com alto valor nutritivo.

O maracujá é um fruto  também conhecido como fruto da paixão. Como curiosidade refira-se que este nome se deve aos missionários jesuítas que quando o viram pela primeira vez, devido à sua cor púrpura (usada tradicionalmente na quaresma) e ao seu formato que lembrava a coroa de espinhos com que Jesus foi crucificado, deram-lhe o nome de fruto da paixão porque tudo lhes lembrava a paixão de Cristo. 

Estes foram plantados no ano passado, já deram alguns frutos mas a contar pelo número elevado de flores que têm agora, a grande colheita será este ano... Ficamos a aguardar!

 

 

 

  



publicado por maria mendonça às 10:41
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De iGreen a 26 de Maio de 2008 às 10:16
Olá Maria. Não sei muito a respeito desta planta frutífera (agora sei mais :) ),mas já há algum tempo que ambiciono ter uma. Em breve vou mudar de apartamento para um que tem um terraço, logo vou ter mais espaço para jardinar e queria apostar em plantas que não cumprissem apenas uma função ornamental. Vou precisar de trapadeiras e o maracujá é uma das hipóteses. Achas que é possível cultivá-lo a partir de um vaso? Da tua experiência, que concelhos me podes dar? Obg. E, já agora, adoro o teu blog, por isso o prémio é mto merecido. Ao mudar de casa, por passar a ter mais espaço, espero ter a vida mais organizada e facilitada, logo mais tempo disponível e quero ver se começo a experiementar essas tuas receitas que deixam água na boca. Bjs. Paula


De maria mendonça a 28 de Maio de 2008 às 23:17
olá Paula
Eu escolhi o maracujá para tapar um pouco o alpendre onde se guardam os carros, essencialmente por dois motivos: cresce depressa e é perene. As flores são bonitas e rapidamente ficará uma parede verde, muito melhor que fechar com cimento e ainda por cima dá fruto, que eu adoro e são caríssimos . Sofrem com a geada, por isso estão plantados e guiados mesmo debaixo das telhas. Em relação aos cuidados, não são muitos, rega e adubo, fico com a sensação que são fáceis de cuidar e acho que se devem dar num vaso grande. beijos


Comentar post

posts recentes

O Regresso....

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

Tempura de Bacalhau com P...

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
Visitantes da Quinta
PageRank
All recipes are on Petitchef Top blogs de receitas


mais sobre mim