Segue o teu destino. Rega as tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.
Quinta-feira, 4 de Setembro de 2008
Colheita dos maracujás

Os primeiros maracujás do ano passado não saíram muitos bons, eram ocos por dentro e fiquei um pouco desiludida. Este ano desde que comecei a ver a quantidade de flores e de frutos que estavam a crescer, comecei a ficar ansiosa para que amadurecessem para os provar.  Reparem na quantidade de "bolinhas" penduradas na fotografia da esquerda. Do lado direito já se pode ver um maracujá mais roxinho.

 

 

 

Quando começam a ficar roxos, chegou a hora! Estes não são ocos, são bem sumarentos por dentro. Que maravilha! Valeu a pena esperar. Nem tenho que os apanhar, eles vão ficando mais escuros e caem sozinhos, depois só tenho que dar uma vista de olhos no canteiro para tirar os que caíram. Tenho recolhido frutos todos os dias. 

Já ando a pensar em aumentar a produção caseira, pois ainda tenho mais dez plantinhas em vasos e que precisam, urgentemente, serem transplantados. Só ainda não decidi o melhor sítio para os colocar. Um local com bastante sol, um pouco abrigado da geada no Inverno, têm que ter algo para trepar, pois é uma planta trepadeira.

Já começo a não ter espaço cá em casa para tudo!

 

  



publicado por maria mendonça às 15:32
link do post | comentar | favorito

9 comentários:
De Micael a 5 de Setembro de 2008 às 11:16
Que sorte! Os meus murcharam. Talvez para o ano coma algum. . .


De maria mendonça a 10 de Setembro de 2008 às 21:38
É uma pena, os que nasceram em último também caíram mas os restantes agarraram-se bem. Tive muito cuidado com eles este ano, reguei-os bastante, acho que foi por isso que cresceram tantos.



De Dália a 30 de Setembro de 2008 às 14:10
Olá,ando á procura de ajuda para o meu maracujá é que o malandro tem flores, depois elas murcham e não dá frutos. Se for possível dar algumas dicas agradeço.Obrg


De maria mendonça a 2 de Outubro de 2008 às 16:11
Olá Dália
Nem todas as flores do maracujá desenvolvem em frutos, algumas murcham e caem, outra situação é que algumas espécies de passiflora não dão maracujás. Outra situação, são os frutos não se desenvolverem. Este ano que tive muitos, alguns secaram e caíram, a planta como tinha muitos fez selecção natural. Depois disto só me lembro de falta de sol, ou de água que é necessária ao desenvolvimento dos frutos.
Provavelmente não ajudei muitos, mas sinceramente não me lembro de mais nenhuma explicação.


De Dalton a 8 de Junho de 2011 às 12:51
Os maracujazeiros necessitam ser polinizados e seu próprio pólen não o fecunda. Assim é necessário ter dois ou mais pés próximos para que se formem os frutos. Se não tiver mamangavas para realizarem a polinização é necessário que manualmente se retire pólen da flor de um pé e se polinize a flor de outro pé, o que é uma tarefa bem fácil, basta sujar os dedos naquelas 3 pontas de baixo do meio da flor e sujar com este pólen as outras 3 pontas de cima da flor do outro pé.


De Titana a 11 de Setembro de 2009 às 18:59
Adoro maracujá roxo e pretendo plantar um num vaso grande no terraço de um 6º andar. Será que ele se vai desenvolver? Não consegui ainda a planta, vou retirar sementes de um fruto e lança-las no vaso, devo regá-lo com que frequência, todos os dias? Gostava que me ajuda-se.

Parabéns pelo blog!


De Adrialline a 21 de Outubro de 2010 às 14:54
Olá, vi seus lindos maracujás e fiquei encantada, posso saber como ou onde posso adquirir uma amostra ou muda dessa espécie ? Moro no interior de São Paulo e gostaria de obtê-los para cultivo em casa.
Aguardo retorno.


De Abigneide a 2 de Agosto de 2012 às 00:34
Ola tenho um planta do maracuja roxo no vaso, ele esta 2 metros de altura, mas as flores ainda nao apareceram..Moro no Japao e aqui esta maior calor, 34 graus, achei que quando ficasse mas calor comecaria aparecer as flores, mas ate agora nada..Plantei outro na terra na casa da minha sogra, mas la ele nao cresceu de tamanho e nem apareceu flor tb..O que faco??


De João Franco a 17 de Setembro de 2012 às 16:03
Olá!

Tenho uma vasta colecção de maracujás, talvez uma das maiores do país. Podem consultar o meu blogue em:

http://my-passiflora.blogspot.pt/

Estou disponível para esclarecer qualquer questão.

João Franco


Comentar post

posts recentes

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

Tempura de Bacalhau com P...

Tecolameco

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
Visitantes da Quinta
PageRank
All recipes are on Petitchef Top blogs de receitas


mais sobre mim