Segue o teu destino. Rega as tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.
Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008
Começou hoje.. o maior acelerador de partículas!!

Certamente quem hoje já fez alguma pesquisa no Google se deparou com a seguinte imagem.

 

 

A maioria das pessoas não sabe a que se refere a imagem, mas eu sendo uma pessoa das ciências, sei que hoje é um dos  Grandes Dias. Isto é, o acelerador de partículas mais potente do mundo entrou em funcionamento, às 8h 30m,  hora de Lisboa. Explicação rápida do processo, é um túnel fechado circular com 27 quilómetros,  o objectivo é conseguir que as partículas dêem uma volta completa no túnel e  procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, através de colisões de partículas. 

 

 

                           (imagem da Encarta)

 

Pelo que li na notícia da JN, hoje ainda só foram lançadas partículas no sentido dos ponteiros do relógio, por isso, não vai ainda existir colisão nenhuma. Só irão experimentar  colisões de partículas quando se assegurarem que todos os elementos da máquina funcionam.

No entanto, alguns cientistas acreditam que a experiência pode provocar uma catástrofe cósmica, pois pode criar um buraco negro que acabaria por destruir a Terra e corre já um processo em tribunal para impedir a experiência. Outros defendem que, mesmo que se se fosse criado um buraco,  seria tão pequeno e duraria tão pouco que evaporaria, desaparecendo.

Por enquanto, eu ainda aqui estou e acredito que nada irá acontecer. Até se realizar a experiência completa ainda faltam muitos meses pois ainda é necessário "afinar " a máquina e garantir toda a segurança possível. O grande  dia D aproxima-se....

 

Saber mais sobre o Grande Colisor de Hádrons

 



publicado por maria mendonça às 15:10
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De Maria a 10 de Setembro de 2008 às 22:20
Passeando pela net o nome Maria Costa chamou-me a atenção, pois também faz parte do meu nome. Depois da visita verifiquei que temos mais coisas em comum, incluindo a profissão. Gostei da Quinta da Ribeira e vou voltar.


De Carol a 11 de Setembro de 2008 às 20:51
Parceira, quanto tempo?? Você ainda lembra do nosso intercâmbio culinário?? Pois é, estou ´pensando em fazer minha receita este final de semana, oque vc acha? Faria no sábado e postaria no domingo. Achei algumas receitas de francesinha aqui, mas queria saber se vc sabe alguma especial e queira me passa? E vc, achou as receitas que lhe sugeri?? Vamos ver se acertamos até sábado, ok!! Grande beijo. Ah, vc sabe que eu e meu primo nem dormimos pensando no acelerador de partículas!!! Ficamos morrendo de medo!! Tchau!!


De maria mendonça a 11 de Setembro de 2008 às 23:21
olá Carol
Eu não me esqueci, mas temos de publicar já? Fiquei com a ideia que seria dia 5 de Outubro, estou enganada? Eu estou a pensar em fazer Baião de dois, vou experimentar, se calhar este fim de semana. Quanto à receita de francesinha não tenho nenhuma em especial, são todas iguais. O segredo está no molho como já deves ter reparado. Mando-te um link de um blog que tem uma receita com uma imagem: http :/ alwayshappy.blogs.sapo.pt /2008/08/18/.
nessa receita fala do ovo, esquece o ovo, não costuma levar ovo. Qualquer duvida, contacta-me.
beijos


De Carol a 11 de Setembro de 2008 às 20:55
Maria, me escreva, estou pensando em fazer nossa receita esse final de semana, oque acha? Grande beijo


Comentar post

posts recentes

O Regresso....

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

Tempura de Bacalhau com P...

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
Visitantes da Quinta
PageRank
All recipes are on Petitchef Top blogs de receitas


mais sobre mim