Segue o teu destino. Rega as tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.
Sexta-feira, 26 de Setembro de 2008
O Magalhães já chegou!!!

Em jeito de continuação sobre o estado actual da educação e farta de ouvir falar do Magalhães, da e-escola e dos computadores, etc.... debrucei-me hoje mais sobre o assunto. Eu ainda sou um ser pensante, e não me conseguiram fazer uma lavagem cerebral. Entrei no Portal da Educação e fui tentar descobrir qual o objectivo do ministério com este esbanjamento do nosso dinheiro e estas ofertas de Magalhães por todo o lado.

Encontrei logo na página de entrada e em destaque "Portátil Magalhães começa a ser distribuído aos alunos do 1.º ciclo".  "Concebido para crianças dos 6 aos 11 anos, o computador é gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da Acção Social Escolar, tem o custo de 20 euros para os do segundo escalão, e de 50 euros para os restantes. " Mais à frente diz o seguinte :" Para melhor preparar os professores para explorarem as potencialidades do portátil, ..."

Então os portáteis são para levar para a escola?

Mas a Lei n.º 3/2008  aprovada por este governo, que indica quais os equipamentos que não podem entrar na escola, e na qual se enquadram os telemóveis, que já deram tanto que falar, no artigo 15º alinea q) diz: " Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos, passíveis de, objectivamente, perturbarem o normal funcionamento das actividades lectivas, ou poderem causar danos físicos ou morais aos alunos ou a terceiros".

Mas não é aqui que se enquadram estes equipamentos? Então, como é possivel terem como objectivo que os professores explorem as potencialidades dos portáteis, se estes não devem entrar na escola? Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as escolas têm portáteis,  ao abrigo de um projecto chamado CRIE anterior a este. Os nossos alunos trabalham com eles sempre que é pertinente. Não entendo esta necessidade de andarem a distribuir material deste tipo a torto e a direito, como se assim todos ficassem mais inteligentes de um dia para o outro.

Eu nem consigo imaginar o dia  em que, em  vez de tirarem o caderno e o lápis para resolver as equações, as vão querer  resolver no computador.

Até já estou a imaginar, num futuro muito próximo, numa qualquer sala de aula portuguesa:

Tirar apontamentos, para quê? Stor, fale aqui para a câmara , eu depois em casa vejo o video...

Começo a entender a publicidade....

 

 

 

 

 



publicado por maria mendonça às 10:22
link do post | comentar | favorito

17 comentários:
De jc a 26 de Setembro de 2008 às 14:23
É por causa de reaccionárias como V., devidamente certificadas como democratas, que o País está como está !
Parem de dizer mal e quando tiverem responsabilidades de decidir e optar, façam-no !
Sabe que mais, a inveja é muito feia !
Fica desde já esclarecido que não sou nem nunca fui socialista , apoiante ou votante.


De maria mendonça a 27 de Setembro de 2008 às 21:13
Caro JC,

Para si 3 palavras: parabéns, obrigado e desculpe.
Parabéns porque conseguiu que eu fizesse algo que nunca faço, responder aos comentários menos sensatos deixados pelos frequentadores deste blog.
Obrigado, pelo elogio quando me chama de reaccionária. Consultando qualquer diccionário, reaccionário é aquele que reage, é relativo à reacção, algo que encaro como elogio já que não podemos estar calados quando vemos algo que não está bem. O outro significado de reaccionário, oposto à liberdade, não se enquadra, já que sempre prezei o direito às opiniões diferentes e exprimo as minhas sem pudor, identificando-me completamente. Algo que já não acontece com determinados comentários.
Por último desculpe, porque se não gostou deste post, irá gostar ainda muito menos da continuação que publicarei em breve.

Saudações democratas.

PS: não sou filiada em nenhum partido, embora me identifique com determinas ideologias. No entanto valorizo as boas ideias, sejam de esquerda ou de direita, e já agora também reconhço mérito a algumas politicas deste governo. O panorama global é que não me agrada.


De Ana a 26 de Setembro de 2008 às 15:14
nada como a opinião dos que estão no terreno, para entender como sopram os ventos da mudança :) e parabéns pelo destaque ;)


De maria mendonça a 28 de Setembro de 2008 às 17:00
Obrigada Ana pela visita e espero que volte.
Pegando nas suas palavras, quando se está dentro do terreno, olhamos para tudo com outros olhos, pois temos informações que não passa nas televisões.
Sinto que é nosso dever alertar para o está menos bem.
beijos


De Francisco Fiúza a 26 de Setembro de 2008 às 19:54
Concordo plenamente consigo, e ainda digo mais, a educação deve ser construída desde os caboclos ao telhado, estes "amigos" do governo, já querem meter as janelas, antes sequer de fazer os caboclos, qualquer dia a casa caí...


De maria mendonça a 28 de Setembro de 2008 às 17:03
Eu até diria mais, a casa já começou a ruir, apesar dos belos acabamentos que insistem em fazer.
beijos


De Jorge Soares a 26 de Setembro de 2008 às 21:07
Olá

Concordo plenamente, talvez o principio seja positivo, fazer chegar computadores a lares onde dificilmente iriam chegar, mas a maneira como o estão a fazer é completamente errada.

Parabéns pelo destaque, há muito merecido
Jorge


De maria mendonça a 28 de Setembro de 2008 às 17:08
Agradeço Jorge, a sua visita.
Concordo consigo quando diz que muitos computador vão chegar onde não dificilmente chegariam, mas a maioria deles vão chegar onde já existem. A questão é exactamente essa, a forma como se está a fazer a distribuição em massa desses equipamentos.


De OLima a 27 de Setembro de 2008 às 00:57
O JC perdeu uma excelente oportunidade de estar calado e assim poupar energia tão necessária para combates muito mais importantes do que rastejar na provocação. Mas que fazer? Nunca o Antigo teve tanta razão: realmente a ignorância é atrevida. Adiante. Parabéns pelo destaque do blogue no SAPO. Bem merecido. Força aí.


De maria mendonça a 28 de Setembro de 2008 às 17:10
Obrigada pela visita e pelo comentário de apoio.


De Anónimo a 27 de Setembro de 2008 às 00:58
Estes dias falou-se no Magalhães. Vi na TV. Não sou de todo contra os pcs, mas não vai faltar muito tempo que os nossos alunos não saibam ler e escrever...
Bem haja o sucesso dos alunos!Bons homens serão no futuro!
Já estou a ficar cansada do ensino.
Ah! Oferecem-se portáteis, mas na hora da verdade, quando se quer passar um powerpoint ou fazer uma ligação à net, não há um único pc na sala de aula.
Falta tudo....E vêm para a TV mostrar o quê?????
Enganar o povo, mostrar que os professores são os bananas da sociedade.
Dasssssssssssssss, isto tudo


De eu a 28 de Setembro de 2008 às 11:04
A grande maioria dos nossos alunos não sabe ler nem escrever. Este panorama não é para daqui a alguns anos, é a realidade que vivemos.


De maria mendonça a 28 de Setembro de 2008 às 17:17
Obrigada pelas vossas visitas. Realmente a questão das salas não estarem devidamente apetrechadas é uma realidade, daí eu achar que é muito mais importante um computador por sala de aula do que esta montanha de portáteis distribuídos aos alunos.
Voltem sempre


De Rubicão a 28 de Setembro de 2008 às 13:56
Compreendo a sua dúvida, mas nada que uma portaria do governo possa resolver.
Porém, o desenvolvimento tecnológico é necessário e útil ao país.



De maria mendonça a 28 de Setembro de 2008 às 17:33
A parte da legalidade da questão é realmente fácil de resolver, basta como diz e bem, publicar uma portaria.
Quanto ao desenvolvimento tecnológico, é realmente necessário mas temos de ter em conta a forma como este é feito. Não existe desenvolvimento tecnológico apenas por possuírem computadores, a maioria continuará analfabeta tecnologicamente.


De Cenourita a 28 de Setembro de 2008 às 20:22
olá Maria
Parabens pelo destaque, bem merecido :)
Subscrevo na integra as tuas palavras tanto no post como nos comentários. Este Magalhães ainda vai dar muito que falar...

Bjs***


De Pedro afonso a 30 de Janeiro de 2009 às 21:53
Eu sou o Pedro Afonso estou no 4º e estou a estudar na escola da Ribeira de Viseu, a minha mae ja pagou o magalhaes mas ainda nao chegou. E queria saber quando chega a escola da Ribeira e sera que demora muito?
Sera que posso saber em que dia , mes ele chega? é que ja ta quase a chegar as ferias da pascoa...e eu queria muito te-lo.. muito obrigado por favor aguardo resposta.


Comentar post

posts recentes

O Regresso....

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

Tempura de Bacalhau com P...

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
Visitantes da Quinta
PageRank
All recipes are on Petitchef Top blogs de receitas


mais sobre mim