Segue o teu destino. Rega as tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.
Sábado, 4 de Outubro de 2008
Intercâmbio Culinário

Certo dia do mês de Junho Carol me deixou uma mensagem no meu blog perguntando-me se poderia ser sua parceira. Ficava muito bem dizer que conhecia a Carol e o Desafio mas na realidade não conhecia. Mas afinal esse também é um dos objectivos do Intercâmbio Culinário, aproximar as pessoas dos dois países, por isso aceitei. Eu adoro cozinhar, de entre um monte de coisas e cá em casa existe um pequena costela brasileira por isso fiquei muito contente. Depois fui conhecendo as regras da aventura.Quando visitei o blog da Carol assustei-me um pouco, pois fazer parceria com uma chef não é para qualquer um.

Por uns tempos andamos desencontradas na Web, Carol achou mesmo que eu andava sumida, ela deixava mensagens no blog e eu respondia por e-mail, que afinal acho que não chegavam… Já estão a ver que foi um pouco difícil comunicar. Depois de ultrapassarmos esses problemas, lá trocamos as ideias das receitas. De entre todas escolhi Baião de Dois, nunca tinha ouvido falar dela. Pesquisei um pouco e comecei a ter problemas com os termos.

Pois, demorei algum tempo a descobrir o que era feijão de corda, carne seca, linguiça calabresa, etc. O feijão de corda descobri o que era através da Wikipédia (imaginem só) cá chamamos feijão fradinho, mas entendi a ideia da corda porque quando ainda está verde parece uma corda. Mas a carne seca e a linguiça percebi que não ia encontrar, por isso substitui a carne seca por carne de novilho cozida.
Num Sábado de Agosto com o computador na banca para seguir a receita, deitei mãos à obra na cozinha. Aqui fica a receita:

 

Baião de Dois


- 1/2 kg de feijão de corda cozido
- 2 chávenas de arroz cozido
- 250 gr de queijo de coalho (usei queijo mozarela)
- 2 colheres de manteiga
- 300 gr de carne seca cozida desfiada
- 150 gr bacon fumado
- 4 linguiças
- salsa picada
- cebola picada

 

Primeiro cozi a carne em água temperada, depois aproveitei a água para cozer também o arroz. Entretanto desfiei a carne e piquei a linguiça e o bacon.

 

Reparem na cara da safada da minha cadela Pintas, esperando que algum pedacinho de carne caísse no chão... :(

 

De seguida num tacho coloquei a manteiga, deixei aquecer e adicionei as carnes partidas. Depois de refogarem, juntei o feijão cozido escorrido, o arroz escorrido, depois tive que juntar um pouco do caldo porque ficou muito seco.

 

 

 

Rectifiquei os temperos, juntei um pouco mais de manteiga e deixei tomar gosto. No final, adicionei cubos de queijo e misturei tudo muito bem e ficou pronto. Para ir à mesa transferi tudo para uma travessa quente que enfeitei com algumas carnes e fatias de queijo e polvilhei com salsa e cebola picada.

 

  

Em jeito de conclusão posso dizer que adorei a experiência, a receita apesar de simples é muito saborosa, como podem comprovar pela cara do minha cadela à espera de lamber o nosso prato, no fim do jantar. É uma receita para voltar a repetir. 

 

 


 



publicado por maria mendonça às 14:26
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De Ameixa Seca a 5 de Outubro de 2008 às 20:19
Maria, muito obrigada por participares do intercâmbio. Ainda bem que gostaste! A pintas parece que tambem ganhou com o desafio :)
Vou publicar o teu post no blog do intercâmbio.
Abraço!


De Carol a 5 de Outubro de 2008 às 22:21
Maria...companheira!!!! Não esqueci você e li todos os seus e-mails sim!!!! É que a correria não está fácil, ando numa luta danada para me fixar num novo emprego e está sendo meio difícil!!! Mas a Naná me escreveu hoje dizendo que hoje era o último dia e e me lembro de ser dia 15. Portanto, farei a francesinha na terça feira e postarei na quinta, que não trabalho nem tenho aula. Me perdoe a demora Maria mas não esqueci não, é correria mesmo!!! Grande beijo e amei a sua receita, o baião de dois é realmente maravilhoso!!!! Beijão


De 1000íris a 7 de Outubro de 2008 às 12:19
Mas que bom aspecto esse prato. Desconsolada que ando nesta época do ano (almoço a correr e jantar às tantas) ia num abrir e fechar de olhos Eu também gosto muito de cozinhar e experimentar coisas novas. Quando acabar as vindimas, já experimento este prato.

Quem sabe um dia destes também participo no intercâmbio.


De maria mendonça a 16 de Outubro de 2008 às 00:14
Obrigada amigas pelos comentários , tenho andado numa correria louca... e só hoje pode responder.
Ameixa, a Pintas provou do prato, claro... Adorou, a cadela adora a nossa comida, principalmente com aquela carninha!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Obrigada amigas pelos comentários , tenho andado numa correria louca... e só hoje pode responder. <BR>Ameixa, a Pintas provou do prato, claro... Adorou, a cadela adora a nossa comida, principalmente com aquela carninha! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Carol</A> , já vi a sua francesinha, está bem bonita! Ainda bem que correu tudo bem, também com uma chefe tinha de correr.... <BR>Íris, aconselho-te a participar, eu aprendi receitas que não conhecia, como esta que passei a fazer cá em casa de vez em quando, para variar.


Comentar post

posts recentes

O Regresso....

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

Tempura de Bacalhau com P...

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
Visitantes da Quinta
PageRank
All recipes are on Petitchef Top blogs de receitas


mais sobre mim