Novo Blog: https://marym.blogs.sapo.pt
Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008
Camélias novas

Aproveitamos este  fim de semana para ir ao Horto buscar umas camélias, que já estavam nos planos há muito tempo. A ano passado trouxemos brancas mas este ano  queria que fossem de outra cor. Acabamos por trazer uma pequena vermelha e três um pouco maiores cor de rosa e matizadas de branco com rosa.

As camélias são plantas de folha perene, isto é, não cai a folha no Inverno. Embelezam qualquer jardim, pois tem grandes folhas lustrosas e robustas, mesmo quando as outras árvores estão despidas.  Servem para jardins, tanto grandes como pequenos porque são de crescimento muito lento e por isso dificilmente se tornam grandes árvores.  Florescem bastante cedo, fim do Inverno até à Primavera, o que as torna uma alegria no jardim quando tudo ainda está numa fase de dormência. As flores caem à medida que vão murchando. Dão-se melhor em solos húmidos, ácidos e com sombra parcial, apesar que as minhas terem bastante sol.

Eu adoro ve-las nos jardins das casas antigas,aquilo que aqui na zona se chama Casas de Brasileiros, e em jardins românticos. Por vezes parte-me o coração ver esses jardins destruidos para dar lugar a uns mais modernos ou então são deixados ao abandonado. Infelizmente, aqui na região onde moro, existem imensas casas senhoriais nestas condições. Por isso, logo que me pude dar ao luxo de ter um jardim, sabia que as camélias fariam parte dele.

A verdade é que ontem não as consegui plantar e hoje choveu a "potes" o que fez que ficassem guardadas. Mas como o lugar é um pouco húmido e quente, nestes dois dias abriram algumas flores. Acho que a compra valeu a pena, são realmente bonitas. Ficarão lindas na entrada...

 

 

 

 



publicado por maria mendonça às 00:14
link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De Júlia a 14 de Janeiro de 2008 às 14:31
Olá,

eu também acho as camélias lindas. Aprecio-as desde criança, numa dessas casas senhoriais de que fala. Felizmente esta, vai sendo mais ou menos bem cuidada.
As camélias só têm um senão; é que as flores são muito efémeras e murcham com muita rapidez, sem por isso caírem logo da árvore... o que por vezes dá um ar descuidado ao jardim.

Um beijinho.


De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2009 às 16:18
Olá, ganhei um pequeno arbusto com uma flor, que logo morreu,disseram-me que é uma camélia, é pequena ainda , as folhas são de um verde escuro, e médianas, será mesmo uma camélia?


De Paulo a 26 de Fevereiro de 2009 às 16:34
(Paulo Ricardo) Aqui no Brasil, têm bastante camélias também, lindas, nas casas sujas, e feias, na qual chamamos "casa de portuguêses" que não têm o hábito da limpeza cotidiana!


Comentar post

posts recentes

Tarte de Maçã Simples

O Regresso....

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
mais sobre mim