Segue o teu destino. Rega as tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.
Sexta-feira, 23 de Maio de 2008
Flores de Maracujá (Passifloraceae)

O seu uso principal, é na alimentação humana e pode ser  consumido tanto através de sumos, como doces ou gelados, mas são consumidos preferencialmente ao natural. Têm um sabor agradável e exótico de baixa acidez e com alto valor nutritivo.

O maracujá é um fruto  também conhecido como fruto da paixão. Como curiosidade refira-se que este nome se deve aos missionários jesuítas que quando o viram pela primeira vez, devido à sua cor púrpura (usada tradicionalmente na quaresma) e ao seu formato que lembrava a coroa de espinhos com que Jesus foi crucificado, deram-lhe o nome de fruto da paixão porque tudo lhes lembrava a paixão de Cristo. 

Estes foram plantados no ano passado, já deram alguns frutos mas a contar pelo número elevado de flores que têm agora, a grande colheita será este ano... Ficamos a aguardar!

 

 

 

  



publicado por maria mendonça às 10:41
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De iGreen a 26 de Maio de 2008 às 10:16
Olá Maria. Não sei muito a respeito desta planta frutífera (agora sei mais :) ),mas já há algum tempo que ambiciono ter uma. Em breve vou mudar de apartamento para um que tem um terraço, logo vou ter mais espaço para jardinar e queria apostar em plantas que não cumprissem apenas uma função ornamental. Vou precisar de trapadeiras e o maracujá é uma das hipóteses. Achas que é possível cultivá-lo a partir de um vaso? Da tua experiência, que concelhos me podes dar? Obg. E, já agora, adoro o teu blog, por isso o prémio é mto merecido. Ao mudar de casa, por passar a ter mais espaço, espero ter a vida mais organizada e facilitada, logo mais tempo disponível e quero ver se começo a experiementar essas tuas receitas que deixam água na boca. Bjs. Paula


De maria mendonça a 28 de Maio de 2008 às 23:17
olá Paula
Eu escolhi o maracujá para tapar um pouco o alpendre onde se guardam os carros, essencialmente por dois motivos: cresce depressa e é perene. As flores são bonitas e rapidamente ficará uma parede verde, muito melhor que fechar com cimento e ainda por cima dá fruto, que eu adoro e são caríssimos . Sofrem com a geada, por isso estão plantados e guiados mesmo debaixo das telhas. Em relação aos cuidados, não são muitos, rega e adubo, fico com a sensação que são fáceis de cuidar e acho que se devem dar num vaso grande. beijos


Comentar post

posts recentes

O Regresso....

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

Tempura de Bacalhau com P...

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
mais sobre mim