Segue o teu destino. Rega as tuas plantas. Ama as tuas rosas. O resto é a sombra de árvores alheias.
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008
Fim da normalização na UE

 

A partir do dia 1 de Julho de 2009, estas pêra já poderão estar à venda.

 

 

A Comissão Europeia propôs uma alteração das regras de normalização das frutas e legumes. Assim poderão ser postos à venda legumes e frutos não calibrados e assim os preços  poderão vir a baixar 40%, diz uma notícia do Público.

Afinal, após tanta regra, normalização de cor e tamanho, entenderam que em época de crise essas medidas não fazem sentido.  Claro que uma maçã é uma maçã, independentemente do seu aspecto.

 

No entanto a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) adianta que suspeita que os preços da fruta e legumes deverão manter-se inalterados, mesmo que a Comissão Europeia suspenda a regra da calibragem. O fim da normalização poderá dificultar a vida aos produtores no estabelecimento de preços e a sua  comparação, uma vez que não haverá referencias.  E alertou para o facto que os consumidores poderão vir a ser prejudicados com produtos de outros países não normalizados.

 

Não consigo entender....

Quando a normalização chegou aos agricultores portugueses, estes reclamaram que tinham boa fruta mas que como não estaria dentro dos calibres não poderia ser colocada à venda e haveria muito desperdício e a que passava teria um preço elevado. Mas agora que toda pode ser vendida e dizem que o preço não irá baixar. Então se tudo o que será colhido das árvores for aproveitado o preço por quilograma terá de baixar. Quanto aos preços as leis da concorrência  irão estabelece-los. 

Parece-me que se estão já a aproveitar para manterem os preços altos e assim obter um maior lucro.    
 

 

 

 

 


 



publicado por maria mendonça às 09:20
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Jorge Soares a 17 de Novembro de 2008 às 15:58
Olá

Estes agricultores são os mesmos que todos os anos no inicio do Iverno pedem subsidios porque não chove e depois quando caem as primeiras chuvas pedem subsidios porque choveu. Mesmo que não seja época de culturas e a chuva tenha muito pouco para estragar.

Eu percebo que a agricutura portuguesa tenha muitos porblemas, mas a verdade é que já não há paciência para os eternos choradinhos que aparecem cada vez que há uma camara de televisão por perto. E este é o exemplo tipico.

Jorge



De maria mendonça a 20 de Novembro de 2008 às 16:05
Jorge concordo contigo, infelizmente. Realmente quando escrevi este post também me lembrei desses subsídios , pois todos os anos voltar à ribalta.
Tenho o maior respeito pelos agricultores, acredito que é uma profissão dura e que comporta riscos pois dependem das condições climáticas. Sei que não têm grandes lucros pois vendem os produtos bastante mais baixos do que o preço a que o consumidor final os adquire. Por isso achei esta medida muito boa para todos e não entendi estas reticências todas da parte deles. Quando chegar Julho e Agosto vamos ver o que acontece.
beijos


Comentar post

posts recentes

O Regresso....

8 anos de Blog...

Hoje, Eclipse Lunar

Chegou o Verão...

Associação Casa da Crianç...

Crumble com Pêra...

Simplesmente, rosas....

Por que hoje é Domingo...

Ilha flutuante em chocola...

Tempura de Bacalhau com P...

pesquisar
 
subscrever feeds
tags

todas as tags

arquivos
links
mais sobre mim